VIVER EM BOM REPOUSO

VIVER EM BOM REPOUSO
Jean Carlos de Andrade

quinta-feira, 22 de março de 2012

PERSONAGENS DE BOM REPOUSO MG

         II

                      PERSONAGENS DE BOM REPOUSO MG

            Quem não se lembra de pessoas marcantes e engraçadas que fizeram parte da história de nossa cidade, num passado não muito distante.

            Quem não se lembra do“Macaia” personagem de nossa cidade que vivia perambulando pelas ruas xingando todo mundo?

            Era um personagem muito engraçado, vivia mexendo com as moças pela rua, fazendo sinais com as mãos, todos riam de tudo aquilo e encorajavam o “Macaia” a mexer mais ainda com a mulherada que, lógico, saia correndo, apesar do medo, todos riam muito pois, ele não tinha maldade alguma, era o mesmo que uma criança muito levada.

            Diziam ao Macaia : “Olha, Macaia fulano  morreu”! E ele caía no choro real e as lágrimas corriam verdadeiramente de seus olhos sentidos, mesmo que não conhecesse o tal defunto.

            Era do conhecimento de todos em Bom Repouso o “Macaia” entrar em um bar e pedir um café, e logo também pedia uma pinga, para então misturar no mesmo copo, aquilo me embrulhava o estômago, enquanto eu via a careta do “Macaia” ao beber aquela mistura.

            Era realmente uma figura! Esse personagem que, com certeza, muitos  lembram. Comenta-se que ele foi levado para um recanto de idosos com problemas mentais em Extrema, e que estava sendo muito bem cuidado por enfermeiras muito dedicadas e bondosas e que perguntavam  se ele gostaria de voltar para Bom Repouso  ele prontamente dizia que não.

            Mas,  o Macaia não era tão bobo assim.  Pois ele não trocaria os  cuidados das dedicadas enfermeiras  pela vida  perambulante  pelas ruas de Bom Repouso.

            Outro personagem também muito engraçado era o “Tafaréu”, Era uma pessoa normal como qualquer outra, mas quando bebia se transformava em um narrador de futebol e que engraçado era! Narrava todos os jogos assim:

            - Lá vai ele pela ponta direita, pela ponta esquerda, vai cruzar, cruzou e é GOOOOOOOOOOOOOOOL, e quando havia uma defesa gritava TAFARÉÉÉÉÉÉÉÉL, e assim andava por todo Bom Repouso a narrar.  Era, realmente, muito engraçado de se ver.

            Também havia o Tião Caetano, que não podia ver um carro que logo já vinha jogando pedra, por medo, diziam que o motivo era por ter sido atropelado por um. Um fato engraçado aconteceu quando o padre Antônio era vigário.  Tião Caetano, um dia entrou na igreja durante a missa  com um saco de pães que ele  carregava às mãos. Eis que se dirigiu ás imagens de São Sebastião e São Roque e foi colocando os pães na cestinha de ofertas.

            O Padre Antonio vendo aquilo me disse ao ouvido:

            _Vai lá e diz para o Tião que o Santo não quer pão não, ele quer dinheirinho, vai lá!

            Eu não quis ir não, pois tinha medo do Tião Caetano.

            E o Tião “cachaço” quem se lembra? Vivia correndo atrás da criançada para puxar a orelha, pois elas sempre mexiam com ele, quando ele corria era uma barulhada só, pois seus chaveiros com um sininho pendurado faziam a maior algazarra. Um dia,  bem no meio da missa, em que  o autor desse livro, era o coroinha, por uma palavra errada que  dissera, eis que o pega pela orelha e puxa e até cocha, bem em frente a todo povo que estava assistindo à missa, foi realmente um mico para mim, e muito engraçado para quem presenciou  essa cena hilária.

            Também havia o Celinho, que depois de beber um pouquinho, entrava nas missas e queria subir ao altar para conversar com o então Padre Antonio, que não sabia como tirá-lo dali. Só depois de alguns minutos alguém ia lá e  tirava em meio a sorrisos de todos que assistiam à missa.

            Mas, por Bom Repouso já se passaram muitas figuras engraçadas que acabaram fazendo parte da história da cidade. Muitas não as vemos mais, e muitas não nos recordamos neste momento, mas temos certeza de que todas fizeram parte de nossa infância, e que por uma simples lembrança já nos causam um ar de riso, e nos fazem relembrar de momentos que vivemos em nossa linda cidade de Bom Repouso.

Um comentário:

  1. Interessante o que o Jean escreveu. Realmente em quase todas as cidades pequenas têm um ou mais personagens que deixam saudades na cidade. Infelizmente ainda não conheço Bom Repouso, mas sou de uma cidadezinha muito pequena (Piatã-BA) encravada na Chapada Diamantina na Bahia que, a exemplo de Bom Repouso também tivemos essas pessoas simples, que perambulava pelas ruas, mas muito queridas por todos os moradores. Parabéns Jean!!!

    ResponderExcluir