VIVER EM BOM REPOUSO

VIVER EM BOM REPOUSO
Jean Carlos de Andrade

sexta-feira, 8 de abril de 2011

APRESENTAÇÃO DO LIVRO - Com Video

    Meu nome é Jean Carlos de Andrade, sou um caminhoneiro, natural de Bom Repouso MG. Casado, professor em capoeira, moro em Estiva MG e também autor de três livros já publicados em 2010, que se chamam “VIDA DE CAMINHONEIRO” “A MAGIA DA CAPOEIRA” e “O ESPECTADOR DOS MILAGRES DE JESUS”. Por ter escrito estes três livros e ter realizado o sonho de publicá-los, me veio uma grande idéia, que era de escrever novamente. Mas o que escreveria? Ficção? Cotidiano? O que seria legal e interessante para o publico?
            Então, veio-me á mente escrever sobre minha linda cidade natal, contando suas histórias desde os tempos dos Bandeirantes, desbravadores, que transformaram um simples retiro de índios em uma linda fazenda que mais tarde se tornaria meu lindo Bom Repouso.

            Resolvi contar a história a partir de muita pesquisa, histórias e fatos que aconteceram no decorrer dos anos, desde o primeiro prefeito até os dias de hoje, os Padres que passaram por Bom Repouso, suas conquistas, os Padres que nasceram em Bom Repouso, a história da Matriz, da praça, do Coronel Ananias de Andrade, da genealogia de minha família contando fatos de meus avós, José Bento de Andrade e de Izolina Andrade. Contar um pouco sobre a história da música e da tradição da Banda, os padroeiros São Sebastião e São Roque e também Nossa Senhora do Rosário, como também o início da congada.

            Contar um pouco sobre a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do mundo, que fica em minha linda cidade.
            Não tenho a pretensão de escrever um livro definitivo sobre a história de Bom Repouso. Outros, com certeza, virão. Nem pretendo afirmar aqui minhas identificações políticas culturais e religiosas, pois, uma cidade ou  uma comunidade se fazem  com diferenças de pensamentos e culturas diversas, sendo que devemos respeitar a liberdade de pensamentos e crenças.
            Este livro conta um pouco da história de Bom Repouso. Não se trata, portanto, de uma história acabada e definitiva. 
            Contei com ajuda de muitos que viveram e presenciaram a história de perto, contei com a ajuda de historiadores e pesquisadores de nosso povo. Agradeço a ajuda que me deram.
            Nossa querida historiadora, Rosina Assis de Andrade Mariano,  tem em seu acervo pessoal uma história bem completa sobre  Bom Repouso e seus desbravadores desde os tempos da monarquia, sendo que sua história se dá inicio lá pelas bandas de Mogi Guaçú,  no estado de São Paulo. Com este tesouro que temos em mãos de Dona Rosina Assis de Andrade Mariano, que em breve tenho certeza  será publicado, me senti muito feliz em pesquisar com ela uma parte de nossa história que está esquecida por nosso povo,sendo que fatos estão espalhados por todos os lados de nosso município.
Infelizmente, muitos cidadãos de nossa história com repleto conhecimento de importantes fatos, faleceram levando consigo grande parte da nossa história.
            Consegui reunir um pouco de nossa história com base em documentos antigos e também entrevistas orais, ambos me trouxeram fatos que por mim eram desconhecidos e me levaram para novas interpretações.
            Com certeza, esses fatos também podem não ser precisos e por isso, espero que o leitor seja compassivo e ofereça graciosamente suas criticas construtivas para que possamos, no futuro, melhorar nosso trabalho.
            Resolvi realizar este trabalho com um único intuito: reunir um pouco de nossa história tão esquecida e apresentar um pouco de fatos antigos  e preciosos aos nossos jovens bom-repousenses  que necessitam de conhecimento de sua própria história e evolução.
            Quero aqui neste livro lembrar feitos que levaram nossa cidade ao patamar que se encontra hoje,de pessoas que batalharam e fundaram, com muito orgulho, nossa querida Bom Repouso,dos vultos que se destacaram nas áreas  políticas, sociais,econômicas, religiosas e artísticas de nosso município. 
            Com fatos e documentos do acervo de grande importância dos amigos que me ajudaram foi possível realizar este pequeno trabalho, feito com muito amor e carinho para com minha cidade Natal. São fatos que consegui com a historiadora Rosina Assis de Andrade Mariano, com Ronaldo Antonio de Andrade que me revelou muito da história da banda de música, também o Sr. Marcelo Andrade e Silva e a colaboração da Escola Washington Cássio Mariano, ao saudoso José do Carmo Quintino (Zé Procópio) o qual foi pesquisado por mim e me passou muito da história política de Bom Repouso relatada  em seu livro “Quem Vive em Bom Repouso vive mais.”
Também os ex prefeitos que, em entrevista, me revelaram fatos importantes. Os meus amigos Padres e seminaristas que nasceram em Bom Repouso e que me mandaram suas biografias e, porque não, agradecer ao povo de Bom Repouso que, com muito carinho, me contaram histórias de seus antepassados que fizeram parte da vida de Bom Repouso.
            Agradeço a minha família a qual se denomina “Andrade” e que coloquei uma boa parte da genealogia aqui, genealogia de meu avô José Bento de Andrade (Zé Frozino) e de minha Avó Izolina Andrade (Vó Zola) passando por grandes nomes de nossa história incluindo o Coronel Ananias de Andrade.
            Faço aqui homenagens a ilustres moradores que foram importantíssimos no crescimento de Bom Repouso e que já se foram para tristeza de nosso povo, mas que deixaram grandes lições de coragem e aprendizados.
             
            Enfim, é um livro para se localizar na história, saber de onde viemos e a importância de nossa cidade, fatos que, para muitos são desconhecidos, por falta de cuidados de nós mesmos. Não podemos ficar perdidos na história. Os fatos têm de ser passados de geração em geração. Creio que estarei fazendo um grande trabalho de construção de nossa evolução na história da cidade de Bom Repouso MG.
            Pessoas importantes não podem ficar esquecidas no tempo, seus feitos precisam ser lembrados, figuras que saíram de Bom Repouso e se destacaram no cenário brasileiro merecem todo o respeito, pois levam consigo o nome de nossa querida cidade.
            Quero também agradecer com muito carinho todas as minhas queridas professoras as quais tanto maltratei em tempos de criança, na Escola Estadual Coronel Ananias de Andrade, escola da qual tenho muitas lembranças felizes e alegres.
            Espero que todos gostem e aprendam um pouquinho da nossa história. Este será um livro da memória de nosso povo, que foi escrito  e pesquisado por um filho de Bom Repouso por nome de Jean Carlos de Andrade.
 E citando uma pequena frase do Livro de meu querido amigo Newton Alfredo Ribeiro de Noronha, “Estiva que Conheci e Aprendi a Admirar” eu finalizo esta apresentação.

       Um Povo sem memória é um povo sem passado e sem futuro”
            
                             “Bom Repouso Sul das Minas Gerais”

2 comentários:

  1. Parabéns pelo clipe ficou 10..... e as fotos antigas .. bom demais!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Mok, é um carinho com minha cidade natal,abçsssssss

    ResponderExcluir